5 de maio de 2014

Weekend low cost

Tudo começa por ter alojamento... nós tínhamos, mas mesmo que não se tenha há sempre a hipótese de acampar - para quem esta é uma hipótese as possibilidades são imensas - para quem não tem e acampar não é hipótese há sempre os bungalows, casas alugadas, descontos de sites lowcost e outras manhas que nos dias que correm são bem fáceis de encontrar para pessoas com acesso à internet.

Ultrapassando a barreira do alojamento pensamos no transporte, quando se viaja com miúdos carro acaba por ser a hipótese mais viável mas não sejamos limitados, depende muito do destino e do que temos disponível na zona. Uma boa hipótese poderá ser alugar uma auto caravana e mata dois coelhos de uma cajadada só, para não falar nas hipóteses ilimitadas de sítios para "ficar". Hoje em dia o sistema auto caravana está na moda, há modelos e hipóteses para todos os gostos e carteiras desde a mítica pão de forma à discreta volkswagen passando pela tradicional caravana comum. Há modelos adaptados para desportos, estilos de vida e até numero de pessoas e mais uma vez é só investigar.
Se forem com amigos considerem a redução de custos juntando tudo num único veículo é mais barato e bem mais giro. A ajuda extra a tomar conta de miúdos é garantida e no fim das contas têm muito mais tempo de partilha.

Para comer sem perder muito tempo na cozinha também é possível e mais uma vez depende muito do sitio para onde vamos mas a opção que nunca falha é "when in rome do as the romans". O produto local e os seus costumes são sempre a opção mais correcta, não só costuma ser mais barato como é mais acessível e contribui para a experiência de todos num sitio novo mesmo que seja cá "dentro" de Portugal. Os grelhados, as refeições pré-preparadas e até as tascas escondidas na terrinha são opções e muitas vezes mais baratas e mais saudáveis. Misturem os pequenos almoços com os almoços, afinal estão de férias e os horários são outros, poupam uma refeição e aproveitem o tempo para a diversão, ao jantar compensam com uma refeição aconchegante. Ter alguns básicos na mala do carro facilita muito.

Para "fazer" e garantir diversão levem a lição bem estudada de casa. Mapas, sítios giros, marcações feitas ou não munam-se de contactos e horários. Depois no sitio os planos podem mudar mas se algo falhar a lição está estudada e é só cumprir o plano. Mas como os planos são bons para contornar, procurem caminhos secundários, falem com pessoas da terra, procurem mercados, lojinhas locais, atracções da terra. Compensem horas de carro em viagem com grandes diversões prometidas para os miúdos aguentarem as viagens longas. Conversem mais e "log"uém-se menos, pensem que tudo é uma oportunidade de diversão e descanso, aproveitem sem complicar muito. Se não der para tomar banho hoje não faz mal, tomem amanhã e acima de tudo sempre que a tensão acumular e apetecer explodir não o façam. Guardem a critica num papel e no dia seguinte leiam-na... se ainda assim valer a pena a discussão então tenham uma conversa calma, se não esqueçam e deitem o papel fora - Juro que funciona!

E como tudo isto tem muito que se lhe diga nas próximas semanas deixo dicas mais concretas acerca destes 4 tópicos. Está aberta a época de verão 2014!