25 de outubro de 2013

Listas

As listas sempre foram uma constante para mim mas não basta faze-las, há que fazê-las funcionar a nosso proveito. Por aqui as listas que não dispenso nunca são as seguintes:

AFAZERES
É uma lista interminável que  por cada coisa que risco nascem três a seguir com as coisas que são para fazer assim que seja possível. Está num caderno escolar pautado no qual reservei as primeiras 10 folhas para listar, e as seguintes para resolver. Tenho as páginas numeradas e atribuo uma cor a cada tema. 

Laranja = Desenvolvimento Pessoal e Profissional (os meus cursos, projectos de design, webcoaching, etc)
Verde = Projectos Domésticos (coisas para resolver ou projectos lá de casa ex. Reorganizar armários da sala, tratar do condomínio)
Rosa = Coisas da Lara (Consultas, o projecto do quarto dela, se precisa de roupa, tudo!)
Azul =  Tarefas Efémeras (Devolver objectos emprestados, ir à lavandaria, marcar um lanche, lavar o carro)

Esta lista é feita de cada vez que me lembro de algo, despejo ali a informação e não me preocupo com esquecimentos. Quando pego no assunto  designo-lhe uma folha ou mais do meu caderno onde planeio e aponto as informações necessárias a esse projecto.




SUPERMERCADO
Afixada para rascunho na cozinha e que depois de devidamente actualizada uso para gerar uma feita como deve ser para levar comigo ao supermercado.

PLANO SEMANAL
É um plano semanal com dois tipos de informação - Fixa e Renovável. Os códigos de cor mantêm-se. futuramente esta será um quadro de apagar e renovar (talvez ardósia ou vidro).
Fixa - Ginástica e Natação da Lara, as minhas corridas e as do marujo, a rotina de limpeza... Esta é uma folha colada na cozinha e só se mexe quando há alguma alteração.
Renovável - Os serviços do marujo, as refeições (que confesso que não planeio sempre), os eventos da semana, os afazeres com data marcada, as visitas dos avós... Esta é a minha agenda favorita que nunca me larga e onde escrevo diariamente. Funciona em conjunto com a próxima.


PLANO MENSAL
Uso o quadro mensal do Google Calendar para ter uma noção panorâmica do que é que vai ser o mês, os serviços do marujo, os eventos da escola da Lara, as combinações com os amigos. Este quadro tem a particularidade de estar sempre acessível através do computador e telemóvel.



TO DO
Todos os dias (quase) destaco a lista de prioridades naquele dia. Nem sempre é sublinhada na agenda, às vezes faço-a no telemóvel mas ainda não encontrei o programa perfeito para as minhas listas. Não me dei bem com o Evernote e agora estou a testar o Bother Me mas também não morro de amores. A ideia é geri-lo sincronizado com o Google Calendar reduzindo assim as minhas actualizações.