24 de outubro de 2013

O oásis e as miragens

Falar de cartões de fidelização de supermercados ou de futebol é igual!
Toda a gente tem o seu favorito (ou nenhum) e toda a gente tem uma opinião fervorosa acerca do assunto. Ou adora ou detesta. Eu adoro (cartões leia-se, futebol só se for a selecção).
Não acho que seja a salvação do mundo, mas se for usado com cabeça e a nosso favor (dá trabalho) mas dá resultados de poupança real.
Normalmente vou ao LIDL e ao CONTINENTE (pela simples razão de que são à porta de casa). Entretanto abriu um MINIPREÇO perto do colégio da Lara e um PINGO DOCE perto do trabalho e ainda estou a testar como farei daqui para a frente.
Eu sigo as seguintes regras, haverá quem seja mais rígido, no que diz respeito a supermercados:

- Tenho um cartão de alimentação dado pela empresa como tal programei a coisa a nunca passar desse valor e planeio o mês de acordo com isso.
Anteriormente ia às compras 1 vez ao mês e depois comprava semanalmente as pequenas falhas de frescos. agora vou semanalmente e divido o budget de acordo com isso - o resultado tem sido fantástico!

- Promoção que é promoção tem de ser acima dos 50% (refiro-me a produtos alimentares) caso seja menos que isso só olho se o fosse comprar na mesma - com ou sem promoção.

- Comparo sempre o que está em promoção com o que normalmente costumo comprar - raramente compensa a promoção.

- Não me desloco 15km para ir comprar arroz em 50% nem sequer a 75%, se estiver perto aproveito caso contrário ignoro. Mas escolho um dia dentro da campanha do Continente para ir ver as promoções 50% ou mais.

- Estou atenta a todos os folhetos, assinalo o que me interessa e a data na minha agenda naquele dia se me der jeito ou o produto valer mesmo a pena passo por lá a caminho de casa, do colégio ou do trabalho. Não vou de propósito a menos que seja MESMO BOM.

- Se o desconto for de 50% ou mais em produtos que não se estragam equaciono comprar em grandes quantidades - posso dizer que em 5 anos de casa própria nunca comprei detergentes para máquinas, shampos, toalhitas para a baby, entre outros  sem desconto, alguns nem sequer paguei de todo.

- Quanto o produto tem um grande desconto e até fico curiosa com ele mas de outra forma não compraria, penso sériamente se "Preciso realmente deste produto?", "Posso arranja-lo de outra forma?", "Cupões, descontos, emprestado, dado, pedir directamente à marca uma amostra para experimentar, etc"
A maior parte das vezes somos impulsivos e dizemos logo que sim. "Eu como salchichas e isto é uma grande promoção a única diferença é que não costumo usar esta marca." Pois e já reparou se com o desconto não fica mais caro ainda assim do que as da marca que costuma comprar? Normalmente fica!

- Não desconto o que tenho no cartão Continente. Esse dinheiro uso para coisas esporádicas que não me dá jeito nenhum que tenham de sair do meu orçamento. Por exemplo - escovas para o carro, cadeirinha secundária para o carro para a Lara, as cadeiras para a varanda, etc não deixam de ser coisas que quero ou preciso mas que ainda fazem moça no fim do mês.

- Tenho uma lista de produtos que consumo mais e a esses estou atenta no seu preço ao litro ou ao kg, os valores mudam quase todos os dias em todos os supermercados e já encontrei coisas como cogumelos mais caras cerca de 0,30 centimos por lata ao fim de semana - ATENÇÃO - é muito! Quando apanho destas (e não são poucas vezes) não compro a menos que seja indispensável e raramente é. Não podemos saber de cor o preço de tudo mas uma lista de 20 produtos pode-nos baixar a conta em 10€ ou 20€ sem darmos por isso.

- Tento ir durante a semana e evitar os fins de semana a todo o custo - normalmente os fins de semana são mais caros, mais confusos, muita coisa não está nas prateleiras e os prazos de validade são mais apertados. Vejo o dia em que os frescos valem a pena. Caso contrário prefiro comprar frescos no lidl pois são regionais e em melhor estado. Tenho também uma venda de garagem perto de casa de produtos biológicos de gente com hortas aqui ao pé - muito melhor e em muitas situações ao mesmo preço ou pouco mais. Compensa.

- Planear as refeições mensais ou semanais ajuda muito mas confesso que nem sempre o consigo fazer pois tenho (felizmente) muita gente que me trás comida e tento gerir esses items primeiro pelo que é um pouco imprevisível. Mas quando o fiz confesso que dá trabalho mas poupa-se imenso.

- Usar produtos de grandes quantidades em vez de comprar os mini pacotes muito portáteis mas ao triplo do preço. Exemplo disso é:
- Leite: eu levo todos os dias leite para o trabalho em vez de o levar em pacote do supermercado encho a minha caneca da starbucks que pode ir ao microondas e tudo e a diferença de preço de um pacote para outro é visível ao fim da semana. 1Lt=0,55€ vs 600ml=0,87Lt.
- Pão compro na padaria local ou compro o pão de sementes embalado, o pão de forma tipo Bimbo é muito mais sintético e custa muito muito muito mais o kg.
- Faço sopa em casa e separo em doses, faço o mesmo à gelatina, ao pudim, ao arroz, etc.
- Em vez de comprar as bolinhas de queijo individuais, compro fatiado e separo em caixinhas para levar. Tantas outras opções, basta adequar ao nosso dia à dia.

Provavelmente estou-me a esquecer de imensa coisa mas falarei depois se entretanto me lembrar. Quando não se trata de produtos alimentares sou ainda mais ponderada mas isso fica para outra conversa :)