3 de março de 2014

Ementas semanais - a excepção à regra

A propósito deste post começa agora mais um desafio pessoal vulgo resolução para 2014 - as ementas semanais. Sempre quis conseguir ter organização pessoal suficiente para as conseguir exercer. Sinto falta de por em prática o seu planeamento visto ter identificado a alimentação de uma forma geral como um dos grandes consumidores de tempo no meu dia.
Porém, talvez por detestar rotinas, não as ter na minha vida e ter demasiadas distracções nunca consegui implementar uma formula que perdurasse. Vamos lá ver se é desta!

- Não fazer a coisa demasiado restrita ou facilmente irei desistir.
- Começar dos dias anómalos para os dias "normais" (anómalos são quase todos);
- Por cá temos muitos dias de refeições anómalos porque de duas em duas semanas jantamos com os avós dois dias seguidos o que me deixa o frigorifico cheio de restos para a semana e é sempre uma roleta russa imprevisível.
- Aos fins de semana aleatoriamente almoçamos em casa da avó e há muitos que nem vamos à nossa casa.
- Os serviços do marujo são sempre 1 ou 2 por semana, às vezes 3...
Já deu para ver que planear o que quer que seja cá por casa é sempre um desafio...

Resolvemos começar desta forma:

A ementa faço-a ao Domingo à noite ou à segunda-feira de manhã, aqui já sei o que me sobrou do fim de semana, se os avós vem ou não jantar e se os outros avós enviaram mais comida ou não.
Depois assinalo no plano:
- Dias de Serviço do Marujo
- Dias dos Avós (caso hajam)
- Dias "normais"
- Eventos pontuais dessa semana

Fica algo semelhante a isto mas normalmente escrito à mão.
Futuramente teremos um quadro fixo na cozinha em que as informações serão em post its, para facilitar trocas e mudanças, mas ainda não o fiz... depois mostro.