24 de março de 2014

Ginasticar low cost

O mês de Março que está prestes a terminar é muito dado a desportos de rua, por algum motivo é o mês eleito pelos municípios para as actividades jovens, seniores, verdes e afins. 
Para quem, como eu, não consegue pagar um ginásio, é também o fim das desculpas - é mesmo - para qualquer lado que me vire a oferta é vasta e variada, é mesmo uma questão de agenda e até isso é fácil pois os horários são sempre pós-laboral e distribuídos pela semana.

A semana que passou consegui duas aulas de fitness, um passeio de canoa e uma hora de natação livre.

É uma questão de estar atento a programas da câmara municipal local, eventos de captação de novos clientes dos ginásios locais e programas de associações locais. 
Não faz muito sentido colocar aqui links pois é mesmo uma questão de pesquisa local. Para quem está perto dos grandes centros é ainda mais fácil pois a oferta é muito superior. Dá trabalho? Dá sim senhora, quem tem poucos recursos tem de ter muito mais trabalho para conseguir estas benesses, compensa em poupança e com programação tudo se faz e nem é assim tão mau.

Suponhamos que eu pretendia programa para os próximos 3 meses - Abril, Maio e Junho.
Um mês tem 4 semanas em média, o ideal seria 2 a 3 treinos semanais. Vamos assumir que 2 são de programas livres e 1 é uma actividade em família, logo precisamos de encontrar:
24 programas livres 
12 actividades em família.

1.
Pesquisar agendas de organismos locais como os mencionados acima e coloca-los em mapa/horário mensal. O ideal é ter pelo menos um por semana.
Exemplo: No Seixal todos os domingos ás 10h há uma aula de 2 horas de fitness na marginal. Pelo que percebi irá decorrer nos próximos meses até ao Verão logo tenho plano para estes três meses para uma das actividades. 

2.
Depois podemos fazer uma lista de ginásios, piscinas, estúdios de dança ou artes marciais ou qualquer outro organismo desportivo local e solicitar uma aula experimental, contacta-los e fazer as marcações por semana consoante a nossa disponibilidade. 

3.
Caso não consigamos uma marcação para essa semana temos sempre os programas on-line gratuitos. 
NA RUA
Sozinhos ou com uma ou mais amigas descarregamos para o MP3 o programa e vamos para a rua executa-lo. 
EM CASA
Se por acaso chover e não forem de andar a exercitar à chuva (eu gosto) podem faze-lo em casa. Afastem o sofá e a mesa e coloquem o programa na televisão com uma pen ou dvd, o you tube está apinhado de aulas de todos os tipos.

4.
Ao fim de semana contactem com antecedência associações aventura e programem uma actividade com família ou amigos.
Se ainda quiserem "mais low cost" peguem na bicicleta, patins ou até uma bola e ir para o parque ou até procurar zonas com circuitos de manutenção ou aparelhos municipais de cardio (agora parece que há 2 ou 3 em cada jardim).
Os miúdos adoram e nós normalmente surpreendemo-nos :)

Acabaram-se as desculpas?
Agora que falei isto tudo vou ali ver se não é só conversa minha.
I talk the talk so I have to walk the walk.