24 de novembro de 2016

Black Friday | Ciber Monday e o desconto do Paitrocinio

Eu não sou fã destas loucuras, adoro pechinchas mas detesto andar a bofetada por causa de coisa nenhuma e muito menos no meio de uma loja. Quando vejo estes mitos de consumismo de massas tento refrear-me e perceber de facto nos benefícios, necessidade ou o jeito que gastar energia e tempo nesta febre me trará e chego sempre à mesma conclusão.... eu não estou nos Estados Unidos - Felizmente! 
As promoções aqui em Portugal, salvo raras excepções para as quais temos de fazer o trabalho de casa antes para não cairmos em engodos, são fracas, enganosas (aumentam preços nos dias anteriores) e nada apelativas. Uma coisa é uma compra de necessidade: Ah e tal eu queria comprar um computador agora e isto deu-me um jeitão! - ok verdade! Mas não acredito quando me dizem: Ah e tal comprei um saco cheio e não gastei "quase" nada. Aí eu respondo - Define "quase"...
O Observador publicou uma lista bem ao jeito editorial apelativo que o caracteriza que nos ajuda a perceber este panorama. O Idealista e o Ekonomista também publicaram guias.
Se vale a pena? Sim, vale se tivermos coisas específicas em mente e percebermos que podemos usufruir do desconto. Não, não vale se formos atacar as lojas qual cão de fila em busca de sangue. Pode até ser um programa que interesse a alguns que gostem dessa adrenalina, não é a minha cena.
O melhor desconto do mundo continua a ser o Paitrocinio e a seguir as compras de ocasião fora de época. Para verdadeiramente aproveitar estas coisas é preciso ter bem definido o que se quer e o que de facto se precisa e equilibrar a oportunidade com a ocasião. Não cair no facilitismo de é "só" mais "isto" e apostar sempre na qualidade.
Daquilo que vi e soube poucas coisas me entusiasmaram mas ainda assim pretendo aproveitar principalmente online para duas ou três prendas e para roupa e interiores básicos.