5 de novembro de 2013

Decorar o quarto da baby

Desde que ela nasceu que eu quero um quarto com tudo e tudo e tudo e pois claro quem tudo quer...
Já passaram dois anos e agora insurge-se a necessidade de ter uma cama nova. Não só pelo facto dela estar com 100 cm e a cama ter 120 cm (durante a noite parece que tenho uma cavalariça em casa de a ouvir a bater com os pés e cabeça na madeira) mas também porque novas rotinas de sono são precisas e uma mudança de ares ajuda, e muito!

Aos poucos as coisas têm mudado mas nesta fase de transição o quarto parece um armazém. Ainda temos muitos móveis sem destino e ainda nos faltam tantos outros. A casa é pequena e não dá para estar ali tudo fechado em caixas à espera de ser montado. Por isso vai-se fazendo e a cama será a última peça e também a que causará mais impacto.

Para ser poupadinho sem perder a noção da qualidade, afinal é um espaço que terá um uso diário e continuo e o desgaste feito por uma criança é MUITO maior do que o feito por um adulto, logo barato é relativo, mais tarde pode ir a sair caro e isso nós não queremos.

Revestimentos de parede
Tinta é o mais barato mas as opções disponíveis são imensas e algumas poderão ser mais caras mas mais úteis como é o caso do tratamento de paredes anti riscos. Onde basta passar com um pano e o desenho que a baby fez na parede sai que é uma maravilha.  Há o papel de parede, um vasto e caro mundo. O vinil que terá de ser bem feito para ficar verdadeiramente bonito mas que dá liberdade criativa a 100%. PVC, madeira, tecidos, etc.
Nós ficámos pela tinta juntamente com PVC e vinil.

Mobiliário
Reciclar! É a palavra que se impõe. Se tiverem mobiliário anterior e já não arranjarem lugar ou uso para lhe dar um novo rumo - vendam. Hoje em dia há uma quantidade de sítios onde fazê lo de forma rápida e fácil. Os mais conhecidos poderão ser o OLX ou os mais variados sites de leilões do mesmo tipo. Mas no facebook também se têm vindo a desenvolver vários grupos de trocas que dado o volume de visitantes chegam mais rapidamente a um maior numero de pessoas.
Dedicado a peças IKEA - https://www.facebook.com/groups/bazarikea/?fref=ts
Trocas e/ou vendas - https://www.facebook.com/groups/230199580412311/?fref=ts
ou ainda https://www.facebook.com/groups/vendas.trocas/?ref=ts&fref=ts
https://www.facebook.com/groups/SCTanto/?ref=ts&fref=ts
Reciclagem de peças IKEA - https://www.facebook.com/groups/RefreshIKEA/?fref=ts

Iluminação
A palavra de ordem é LEDs. Ver vídeo. O dinheiro que nós temos conseguido poupar desde que passamos a casa praticamente toda a LEDs é significativo. A oferta deste tipo de produtos é imensa, eu começo sempre pelo IKEA mas fazer um pouco de bricolage neste caso pode vir a ser uma boa solução e até um momento divertido.

Decoração
A prata da casa é sempre a melhor solução. Personalizar ao máximo. Usar a "arte" que as nossas crianças fazem e nos trazem da escola resolve dois problemas - onde coloca-la e o "oh mãe onde está o meu desenho não gostas?" além de ser giro ir trocando a "arte" pela do ano seguinte ou colecciona-la e vendo a evolução. Este blog é todo ao jeito do low cost mas para quem gastar pouco é gastar pouco tempo... podem sempre considerar a hipótese de contratar um serviço. Não, nem sequer estou a falar de um decorador - estou  a falar de gente talentosa como a lista que envio abaixo e que por muito menos que um decorador podem colocar uma ou mais peças no projecto que o tornaram mais único, de bom gosto e memorável.

O puto fez um desenho que merece perdurar - Dream pillows
Aquela frase que faz todo o sentido ensinar - Girly Things
A cronologia de imagens desde que nasceu - Limetree
Uma sessão fotográfica - Dreamaker
O "amigo" especial - Ana rocha
Tantos outros...

Cores
Eu prefiro folhas brancas. Paredes brancas. Espaços modelares e básicamente tudo o que me permita mudar de um dia para o outro. E neste caso prefiro tons neutros - creme, cinza, branco, etc.
Para quem tenha um tema ou goste MESMO muito de uma cor pode sempre ir por aí mas a pergunta impõem-se - não te vais fartar? Há um site da CIN que ao jeito do Photoshop para Totós ajuda a decidir antes de chamar o Picasso lá a casa. Espreitem o simulador AQUI.

E por agora é o que me lembro... mas há mais, fica para outro dia *


Isto é o antes...veremos como fica o depois.


Algumas coisas fofas:
http://avidaa4d.blogspot.pt/2013/11/o-quarto-da-conchinha.html