4 de novembro de 2013

Já cheira a Natal na nossa cozinha


Novembro começou bem os cabazes estão encaminhados até porque como já referi são muito menos do que nos anos anteriores. Como o mês passado consegui resolver tudo a que me propus agora tenho mais tempo para me dedicar aos postais e rótulos bem como as compras propriamente ditas.

As cores são lindas, a cozinha cheira que é um mimo e está a dar-me imenso gozo planear e fazer tudo isto - e ainda falta tanto. Hoje vem uma abóbora a caminho que vai habitar a nossa cozinha até ao dia dos sonhos, e vamos desfolhar o chá que tem estado a secar à 3 semanas em ambiente seco. Ideias são imensas mas como este é o primeiro ano dedicado exclusivamente à comida vamos-nos manter pelos básicos e cumprir o objectivo proposto. 

As imagens
1 - Picante
10 malaguetas vermelhas picadas
2 dentes de alho
2 colheres de mostarda em grão
200 ml de azeite
Sal e pimenta a gosto.

2 - Massa de pimentão

3 - Azeite Aromático
Azeite com 1 ramo generoso de tomilho mergulhado em verde e que fica fechado mínimo de dois meses. Pode-se fazer com outras ervas ou mesmo com malagueta.

4. Tomilho seco para misturas
Aproveitei o restante tomilho para juntar a misturas para temperos específicos  depois de fazer as misturas falo nisto. Junto à prenda um cartão com a recomendação de em que pratos usar a mistura.

5. Doce de tomate com canela (receita da sogra)

6. Doce de abóbora com gengibre (receita da sogra)

7. Sal aromatizado com tomilho e alecrim - feita a mistura com as ervas o mais verde possível é deixado ficar fechado pelo período mínimo de dois a três meses.

8. Sal aromatizado com tomilho e pimenta rosa  - feita a mistura com as ervas o mais verde possível é deixado ficar fechado pelo período mínimo de dois a três meses.



Novembro
- Faço uma lista de tudo o que não consegui resolver no mês anterior e organizo-me.
- Penso nos postais - faço ou mando imprimir.
- Compro tudo o que implicar ir a um centro comercial - normalmente brinquedos ou alguma decoração
- Afino os cabazes - muito bem especificado de "quem leva ao quê".
- Trato das prendas da família mais chegada.
- Faço decoração e calendário até ao Natal.
- Trato da prenda do amigo solidário.