4 de novembro de 2013

Postais de Natal via CTT

É uma tradição em desuso mas que para mim personifica uma das coisas que o Natal tem de melhor. A partilha sincera e a mensagem de carinho que tantas vezes nos esquecemos de dar na correria do dia à dia.
O ano passado participei pela primeira vez na troca de postais de natal da grande ursa da blogosfera - adorei! A ela deve-lhe ter dado um trabalhão mas para mim chegar a casa e ter um postal de Natal tradicional enviado pelo correio que veio de um estranho que se deu ao trabalho de o escrever de forma personalizada só para mim foi uma sensação fantástica. Por isso este ano eu irei fazer a minha versão de entrega de postais de Natal entre amigos.
Se não quiserem gastar dinheiro há sempre os postais digitais mas não é a mesma coisa, não é mesmo!
Como gosto tanto disto e quero contagiar toda a gente vou deixar algumas dicas para fazer a coisa sem gastar muito tempo e apenas o tempo necessário.

COMPRAR ou FAZER - é como cada um preferir o que interessa é mesmo envia-lo! 

COMPRAR
A oferta é grande em preços, tamanhos e formatos escolham um para cada pessoa ou um igual para todos pois o que verdadeiramente importa é a mensagem que irão escrever no postal. A minha avó comprava aquelas edições de 10 ou 20 unidades feitas por deficientes, a minha mãe nunca foi dada a isto dos postais mas por vezes também comprava edições feitas por instituições de solidariedade social. Eu costumava comprar os postais da UNICEF ou da AMI agora faço os meus próprios postais.
Os da Unicef costumam estar à venda nos centros comerciais nas shop spot dos corredores principais ou no IKEA, o preço era bastante acessível (mais do que os do supermercado) os desenhos são muito giros e trazem já o envelope.

FAZER
Não pensem que fazer um postal implica pegar em lápis de cor e desenha-lo. Pode ser como pode não ser. Não precisam de ter jeito para as artes ou para a bricolage, pode ser uma foto de família, pode ser uma foto tirada da net, pode ser feito no word com uma fonte gira e muita cor. Podem fazer download da net como eu sugeri aqui e aproveitar essas imagens. Claro que podem encher-se de boa vontade e ir ao Pinterest ver DIY de postais e fazer um tutorial com algo que ninguém vai acreditar que foram vocês que fizeram - ora espreitem aqui.
Se quiserem imprimir uma foto familia ou da criancinha e transforma-la num postal, há empresas como esta que vos ajudam. Podem ainda ir ao quiosque da fnac imprimir directamente da vossa pen a foto favorita já editada num programa gráfico ou  podem personaliza-la à mão em casa (no chinês há imensos autocolantes giros para o efeito).
Se quiserem imprimir a mesma foto 50 vezes há ainda empresas como esta ou esta que o fazem rápido e muito barato.

As soluções são muitas, mas mesmo muitas, conseguem ser mais do que as desculpas que arranjamos para não ter trabalho a enviar postais. Mas digam lá se quando recebem um não é um momento verdadeiramente especial? O Natal é isso, espalhem-no!

Este foi o que eu recebi o ano passado!
A história AQUI